PROJECTO DO NOVO TEMPLO

A Primeira Igreja Baptista de Luanda foi fundada no longínquo ano de 1967, por um conjunto de membros entre eles angolanos, portugueses, dinamarqueses e americanos, num total de cerca de 10 famílias.

Em 1972 foi inaugurado o actual templo, sito na Rua Deolinda Rodrigues, à entrada do Bairro Popular. O templo tem capacidade para acomodar cerca de 500 fiéis. Tem um pequeno espaço adjacente, onde foi construído, posteriormente, o Colégio Baptista da 1ª Igreja, bem como um pequeno parque com lugar para estacionar entre 10 a 12 carros. Completa o espaço um jardim frontal e na lateral esquerda.

A Primeira Igreja tem-se dedicado a dar a conhecer a todos que Cristo é o Único Senhor e Salvador da Humanidade. Tem sido um parceiro do Estado através da sua actividade social não só com o Colégio, mas apoiando campanhas de doação de sangue, roupas e géneros alimentares para necessitados, visitas a hospitais e prisões, bem como na moralização de cada um dos seus membros, incentivando-os a serem exemplos fiéis de Cristo numa sociedade como a nossa.

A sua actividade estende-se a outras províncias, tendo sido já responsável pela criação de várias igrejas em Angola e tendo a seu cargo missões em Cabinda, Lundas, Bengo, Uíge e Luanda.

Esta igreja é membro da Convenção Baptista de Angola (CBA), organização religiosa reconhecida pelo Estado angolano através do Decreto Lei nº9, de 24/01/87, e tem contribuído activamente para o crescimento do trabalho Baptista, não só em Luanda, como em todo o País.

Ao longo da sua existência, este templo foi sofrendo diversas obras de manutenção e pequenas ampliações. No entanto, o templo, que conta com mais de 50 anos, para além de muito pequeno para albergar todos os fiéis que se querem juntar nos cultos de Domingo, tem muitas fissuras onde entra água quando chove, sistema de ar condicionado obsoleto, falta de espaço para os coros ensaiarem, falta de salas para os vários grupos da comunidade se reunirem, entre outros constrangimentos, que não podem mais ser colmatados com pequenas alterações.

Foi assim que o Pastor da Igreja, Reverendo João César, lançou o desafio a um grupo de irmãos para criar uma Comissão para a construção de um novo templo, no mesmo local do actual, depois de obter a aprovação da Igreja.

A equipa, com valências multidisciplinares, como financeiros, juristas, arquitectos, entre outros, começou a missão.

O grupo de irmãos foi dividido em 4 comissões, a saber: Finanças, Construção, Intercessão e Jurídico-legal. Com reuniões periódicas aos sábados e ocasionais às quartas-feiras, a equipa tem trabalhado para aprimorar o projecto, obter colectas dos membros para a sua execução, obter patrocínios, encontrar construtoras que efectuem a obra a preço competitivo, entre outras tarefas.

Desta Comissão resultou o projecto hoje existente, oferta de um irmão que é arquitecto, as plantas específicas e uma colecta especial feita no segundo domingo de cada mês, para colmatar as despesas.

O projecto está orçado em cerca de 2 mil milhões de kwanzas, está pronto a ser implementado em 3 fases, sendo:

1.ª Estrutura, orçada em 850.000.000,00Kz;

2.ª Acabamentos, orçada em 700.000.000,00Kz;

3.ª Equipamentos, orçada em 400.000.000,00Kz.

Este projecto, perfeitamente ajustado à realidade hoje vivida e o espaço em que estamos inseridos, não descura a História e o passado. Dele consta uma cave para 50 carros e um salão de culto para cerca de 1700 fiéis, assim como um terraço com facilidades para as actividades sociais da igreja.

A primeira colecta foi feita em Abril de 2015, desta resultou ofertas no valor de cerca de 23.0000.000,00 de Kwanzas, o que se revelou na altura muito motivador para a equipa continuar o projecto.

De lá para cá, e devido à situação económica do país  que afectou muitos dos nossos membros, as receitas reduziram bastante, cifrando-se hoje numa média de 1.900.000,00 de kwanzas mensais.

É neste panorama que viemos pedir à comunidade de Luanda em geral e a si em particular para nos ajudar a manter este grande e importante projecto que conta com mais de 50 anos de vida.

Para tal apelamos para os seus donativos que podem ser endereçados para as seguintes contas criadas e dedicadas exclusivamente para este fim:

 

Nome: 1ª Igreja Baptista de Luanda

Banco: Banco Angolano de Investimentos (BAI)

Nº. Conta: 09383429710001                    

IBAN:AO06 0040 0000 9383 4297 1014 1       

 

E

 

Nome: I Igreja Baptista de Luanda

Banco: Banco Internacional de Crédito(BIC)

Nº. Conta: 83384538.15.001

IBAN:AO06 0051 0000 8338 4538 1512 4